quarta-feira, 7 de março de 2012

Um sonho medonho - Gilberto da Costa Carvalho



Minha memória foi buscar exatos cinco anos atrás. Estávamos eu, Dom Angelo e tantos outros na mesma fila, para tentar comprar ingressos para o genial Chico Buarque depois de dez anos longe de Recife. E essa distância maltratava muita gente. Falando em "dez", recordo que o número de horas até adquirirmos o tão sonhado ingresso foi exatamente este. Uma luta hercúlea para assistir ao velho mestre.
O show foi simplesmente fantástico! Chico não tem empatia com o público por timidez extrema. Isto é uma grande verdade. No entanto, para mim, ninguém canta Chico como Chico. Mesmo criticado por tantos por "não ter voz". Aí me pergunto: "Já imaginaram o tamanho do estrago "se", apenas por um mero acaso, ele a tivesse?
Estamos falando de um artista único, não é de qualquer "pé rapado". Recordo uma frase do pai de um amigo: "Se você procurar no mundo inteiro, em termos de composições populares, vai ser muito difícil de encontrar que compôs para tantas variáveis como Chico."
E ele tem total razão. Chico tem valsas, sambas, forrós, partidos altos, marchinhas, bossas e tantas outras vertentes que chega dá orgulho.
O grande e maior problema da vinda do mestre ao Recife, foi o preço e as exigências para compra de ingressos. Concordo que R$350,00 é um preço extremamente salgado até para classe média. Muitas famílias dependem de apenas um pouquinho mais do que isto para viver. E outra, só aceitar pagamento em dinheiro é uma afronta ao consumidor e ao público. Coisa de terceiro mundo mesmo! Um sonho medonho!

Mas, eu prefiro falar para aqueles que lá estarão. Vai valer a pena demais. A banda que acompanha o artista é fantástica, a produção do show é excelente e Chico é Chico meus caros.

Coloco agora o vídeo da turnê - "Carioca", que puder assistir in loco. "As vitrines" me levou as lágrimas.




Só um conselho - "Foi-se o tempo em que música e política caminharam juntas."

Foto - Lia Costa Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário