domingo, 29 de abril de 2012

Debate - "Os grandes poetas do rock nacional" - por Gilberto da Costa Carvalho

Esta semana irei fazer algo diferente e intrigante. O gosto pelo debate sadio, me fez ter a idéia de lançar uma tema para discussão aqui no blog. Vou procurar ser mais específico. O tema é: "Os grandes poetas do rock nacional".
Num tempo "musical", onde qualquer palerma se auto-intitula poeta, gostaria que os leitores do blog opinassem sobre o assunto.
A idéia surgiu numa bela cervejada ontem à tarde na casa do pai de Lucchesi. Estávamos a ouvir um disco de Raul Seixas e pensei: "Engraçado. Em termos de poesia no rock nacional, as pessoas (e me incluo no meio) sempre ficam alternando os primeiros lugares entre Renato Russo e Cazuza. No entanto, esquecem de Raul."

Uma heresia imensa! Concordam? Reconheço: "também sou um herege!"


E para vocês leitores?

O "Maluco Beleza" é isto tudo mesmo?



 O "filhinho de papai" da zona sul do Rio merece nossa atenção?
Ou o "gay complexado" de Brasília é que tem que ser mais ouvido?
Está lançado o debate.

14 comentários:

  1. São três poetas e cada qual com sua grandeza particular. Raul com seu comparável estilo Maluco Beleza me faz mergulhar nas suas poesias e sentir a sua causa. Entendo-o perfeitamente e isso me aproxima dele. Embora não ache que ele se sobressaia aos demais. É só uma questão de estilo e identificação. Mas, Renato e Cazuza também contam seus méritos de revolucionar uma geração. Quando a questão é quem é melhor que quem.. fica no empate!

    Rebeca Tavares

    ResponderExcluir
  2. Renato Russo mexe mais comigo pela minha realidade urbana. Suas letras voltadas para a juventude da classe média das cidades são cheio de texturas de fumaça, asfalto e prédios. Mesmo quando a temática é sentimental, ela vem como resultado desse concreto armado. Raul Seixas é transcendental, vai além, para um público mais generalizado, ele é mais amplo. Cazuza não me pega muito por causa da musicalidade dele, o que acarreta em uma barreira para mim, mas reconheço a sua escrita. Acho que são poetas por mexerem com as pessoas, criarem reações emocionais e intelectuais duradouras, que percorrem toda a sua vida. Os três merecem o reconhecimento conquistado. Raúl Seixas tirou o rock nacional das viagens cósmicas ou dos amores do final de semana, abrindo questionamentos diretos, trazendo quase o noticiário para suas letras. Acho que para nova geração, Marcelo Camelo tem o mesmo valor do trio. Pena que só tem uma temática (amorosa), mas acho que acarreta o mesmo efeito dos outros. É o psicólogo da rapaziada e isso, pra mim, é meio caminho andado para ser norteador de uma geração (pelo menos poeticamente).

    Lula Moraes

    ResponderExcluir
  3. Grande Lula! Bom ter sua opinião aqui no blog. De fato, os 3 tem muito valor e, com relação ao Marcelo Camelo, eu concordo. Agora, que a postura do rock nacional está um verdadeiro saco há tempos, é fato! Todo mundo acha que a fórmula do sucesso está no tema que o Los Hermanos trouxe. Este mundo "fofinho" já encheu meu saco há tempos. Digamos que vivemos de um mundo "rocker fofinho", bandas de "vovôs garotos" (Como o Capital inicial, que é terrível) e chorões que fazem música sertaneja com guitarra!

    Um abraço,

    Gilberto da Costa Carvalho

    ResponderExcluir
  4. Dentre os três, escolher um para levar esse premio é covardia..

    Porém, n preciso comentar a obra dos três, todos criaram e deixaram letras e musicas de suam importância para musica brasileira. Cada um na sua particularidade e baseado na sua vivencia.

    Particularmente, me identifico mais com as musicas de Renato russo, talvez pela oportunidade de tê-lo escutado bem mais que os outros dois na minha infância, porém, acredito que seja por identificar mesmo com as letras de Renato, e pelo modo que a legião urbana repassa em forma de musica.

    Cazuza tem letras e musicas fantásticas, mas para mim, não fica a frente de Raul Seixas. Ontem estava presente e lembrei de musicas “esquecidas”por mim..e que hoje, pessoas mais jovens escutam e as vezes nem sabe quem é o verdadeiro autor.

    Fato engraçado, como Raul entrou nesse contexto, porque nesse evento em particular, onde surgiu esse debate. Tinham algumas pessoas que não são “antenadas” em musicas e mesmo assim cantavam as letras de forma verdadeira e sincera. E acho q não só por isso, mas com uma grande culpa desse evento, Raul se mostrou mais vivo que nunca dentre os poetas brasileiros..

    ResponderExcluir
  5. Renato Russo me comove mais, embora eu também reconheça méritos nas canções de Raul e Cazuza. Acho que as letras de Renato Russo conseguiram mediar muito bem as harmonias mais enxutas do Rock com um certo rebuscamento e perspicácia em sua poética. Inclusive, desde o Aborto Elétrico eram notávais temáticas centrais para o Rock, como a Juventude, a transgressão das leis, das relações sociais e, por exemplo em "Veraneio Vascaína", um interessantíssimo tom de denúncia dos abusos de autoridade, violência e preconceito de classe.

    Abraço, Giba!

    ResponderExcluir
  6. Realmente é difícil falar dos três pois cada um tem sua importânicia, em cenários diferentes, meu amigo Giba que tinha Renato Russo como o promeiro desta lista, sempre falei aos amigos que se prestarmos bem nas letras de Renato, toda sua história (vida e morte), suas experiências, opção sexual e oum pouco do nosso brasil estão contidas nelas e também por me identificar bastante já que consegui acompanhar uma parte desta geração final dos anos 80 e todo os anos 90.

    Um certo tempo pra minha opinião mudou bastante e coloco hoje Raul Seixas como primeiro pois tive a oportunidade de ouvir toda a discografia deste incomparável artista, disco a disco, foi ai que percebi o quanto suas letras são geniais, ora falando da ditadura militar que nosso país vivia, ora falando de amor, ora falando da sua briga inteiror sobre seus conhecimento filosóficos e sua criação religiosas, misturando ritmos que iam de um bolero, xaxado, samba e o bom rock and roll (influência de Elvis Presley, The Beatles, e outros que surgiram na sua época) de uma forma que hoje em dia ainda são sucessos onde toca, por isso muitos sabem cantarola suas músicas, mesmo aqueles que não são "antenadas" em músicas, como citado no comentário do Shaffer.

    Quanto ao Cazuza não discuto que seja um grande poeta, mesmo não fazendo parte do meu estilo, não posso fechar os ouvidos para as suas canções, só que na minha relação ficaria em terceiro lugar .....

    Deixo um recado para as nova gerão musical que estará por vir e para a atual, querem fazer coisa de qualidade? Visitem o passado musical e coloquem estas influências na prática, não baixem a cabeça e deixem bandas como Restart e etc, músicas como "ai se eu te pego" tornarem hit nacional, porque posso não ter vivido alguns experiências musicais, mas me orgulho de conhecer músicas de qualidade, como as de Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Titãs, Raul Seixas ...., Elvis Presley, The Beatles, The Doors, Pink Floyd, U2, Led Zeppelin, Yes, Black Sabbath, Rush e muitas outras que tem contéudo musical (letras e som) de qualidade.

    Tenesse Nipo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nipo, boa opinião. De fato o Renato é quem mais me agrada, no entanto, analisando a obra de Raul Seixas fica bastante complicado.

      Um abraço,

      Gilberto da Costa Carvalho

      Excluir
  7. Carlos Eduardo Montenegro29 de abril de 2012 às 15:06

    Cazuza perde feio dos outros 2, na minha opinião...

    ResponderExcluir
  8. no caso de esquecer Raul...depende do preconceito ou falta de conhecimento de cada um. eu particularmente gosto de Raul desde os 15/16 anos, quando comecei a conhecer a poesia. talvez a maioria das pessoas sempre lembrem de Cazuza ou Renato, pq eles foram da mesma geração de quem esta na faixa dos 30 e poucos....Raul é da geração do meu pai, eu nao vivi Raul, muito menos vive toda porralouquice mistica e alucinógena dele....mas ADORO mesmo assim! tenho tb q concordar que a poesia de Raul nao é pra qualquer um, não é obvia, não tem vocabulário simples, e em geral fala de coisas que transcedem. um cara que fez pacto com o lado negro da força, tomou e provou todo tipo de droga que apareceu nos anos 70, fez todas as viagens astrais possiveis....nao pode ser normal! so pode ser especial! VIVA RAUL! TOCA RAUL!

    p.s: adoro Renato e Cazuza tá, q fique claro! mas Raul é FODA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamento RAUL É FODA PRA CARALHO!

      Excluir
  9. acho q esse debate tb é valido para Novos Baianos e Tropicalia......Pq quando alguem diz q gosta de MPB normalmente fala (Gal, Gil, Betania e Caetano).....ninguem lembra de Pepeu, Baby, Morais, e tantos outros, "contemporaneos" a Raul???

    mas isso é um outro tópico! fica a dica!

    ResponderExcluir
  10. São três grandes da música brasileira...

    Mas acho que o Raul transcende os outros pela temática mais aprofundada de algumas de suas letras em parceria com o Paulo Coelho.

    O Cazuza e o Renato ficam na onda social, política e de protesto. Enquanto que o Raul chega, mesmo que tardiamente, no espiritual.

    Atenção que não estou diminuindo os outros dois.

    Mas uma coisa é certa...não se faz mais artistas como antigamente.

    Abraço Gibão!

    ResponderExcluir
  11. Bom tenho apenas 14 anos, mas na minha opinião Renato Russo é o melhor pois suan músicas são intensas, simples, tocantes e refletem a realidade dos jovens atuais e de uma meneira geral do mundo ...

    ResponderExcluir