terça-feira, 13 de março de 2012

Os 100 guitarristas - Fernando Lucchesi


Quem me conhece sabe que sou fã de listas. Inclusive temos uma comunidade no facebook somente para listas (de filmes, músicas, shows, livros, etc). Meu primeiro texto desse blog não seria sobre listas (talvez mais tarde o publique). Mas veio muito a calhar a edição de fevereiro da Rolling Stone Brasil, que apesar de ser por demais engessada pelo formato da filial americana (inclusive com reportagens chatíssimas sobre aquecimento global e moda) é a única publicação musical de relevância na mídia nacional (Não, não considero a Billboard relevante, a não ser que você seja fanático por números, numa época em que a indústria fonográfica apresenta números cada vez menores de vendagem).
A capa dessa nova edição traz como chamada “Os 100 maiores guitarristas de todos os tempos”. Listas como essas são sempre complicadas de fazer, seja pela subjetividade do que é bom e do que é ruim, seja pela falta de critérios específicos para julgar. Exemplo disso é a lista da mesma publicação que trazia “As 500 maiores músicas de todos os tempos”. A prova maior de quão difícil é agradar a quem irá ler a referida lista é que o nosso colaborador Gilberto Carvalho, publica diariamente( ou quase diariamente) cada uma das 500 músicas escolhidas( que agora está no número 184, com Please, Please Me dos Beatles) no seu perfil do facebook e raramente há unanimidade nos comentários de cada música.
A lista dos guitarristas(como qualquer outra) apresenta muita coisa óbvia, muita coisa absurda e muitas ausências sentidas (obviamente essa classificação é minha). Vamos começar pelo óbvio (na verdade, MUITO óbvio) TOP 10. Hendrix, Clapton, Page, Richards, Jeff Beck, B.B King, Chuck Berry, Van Halen e Pete Townshend( The Who). Se vocês observaram bem, citei apenas 9 porque o nono da lista realmente me surpreendeu: Duane Allman da Allman Brothers Band. Confesso que conheço pouco do Alman Brothers (se não me engano, ouvi apenas um ao vivo no Filmore East). Não duvido de sua capacidade como guitarrista, nem contesto que ele esteja entre os 100, mas nono lugar? Esse é um típico “mistério de lista”!
Agora aos absurdos, que dividirei em absurdos de estarem na lista e absurdos de posição na lista. Os absurdos de estarem na lista: Prince (honestamente esse não é um mistério de lista, é um mistério da humanidade: Por que se dá tanto valor a esse cara até hoje não consigo entender), Jerry Garcia do Grateful Dead (até gosto da banda, mas os solos dele sempre me pareceram desnecessários e “viajados” demais até pra quem gosta de música psicodélica, como eu), Ron Asheton dos Stooges (sou fã confesso da banda, mas Ron Asheton é um guitarrista apenas mediano, apesar de ter produzidos “hinos” do Punk como “Search and Destroy” e “I wanna be your dog”), Kurt Cobain (impossível questionar sua importância pro rock, mas classificá-lo como um dos cem maiores guitarristas me parece exagero),,James Hetfield do Metallica (é bom guitarrista, mas milhas distantes de Kirk Hammet, ausente da lista), Steve Jones do Sex Pistols( esse, quando eu vi na lista, quase me fez ter um treco. Pequeno detalhe: ele está uma posição à frente de Alex Lifeson do Rush), Thurston Moore do Sonic Youth (tem quem goste daquele excesso de distorção e microfonia, mas definitivamente, não é o meu caso).
Enfim, há vários outro na lista que eu não posso nem questionar por total desconhecimento, mas há um na lista dos absurdos que gostaria de comentar por último: John Lennon.Quem me conhece sabe que sempre fui um grande fã dos Beatles. Sei que haverá uma grita violenta por ter colocado ele nos absurdos, mas realmente não consigo vê-lo como um grande guitarrista (não contesto de forma alguma ele como compositor, mas como guitarrista, nunca foi exímio, muito menos genial quando a tocava).
Já os absurdos da posição (aqueles que merecem estar na lista, mas foram super valorizados ou subestimados) são os seguintes. O primeiro é sem dúvida Robert Johnson. Colocar um guitarrista da importância dele em 71º é por demais injusto. Só para dar um exemplo Jack White (que até gosto como guitarrista) do White Stripes está na frente dele. Outro que discordei muito foi Jonny Greenwood do Radiohead. Excelente guitarrista, brilhante na mistura de texturas entre guitarra e som eletrônico, mas está à frente de Ritchie Blackmore do Deep Purple, que considero mais guitarrista que Greenwood. Outra Injustiça gigante: Joe Perry do Aerosmith em 84º? Atrás de Kurt Cobain, John Frusciante (bom guitarrista), Jack White e The Edge? Essa é daquelas que deixa o cara sem entender nada! Obviamente que há muito mais dessas escolhas que acho injustas, mas meu objetivo é apenas citar algumas e não promover um análise completa do que achei da lista.
Por último, ausências muito sentidas. A primeira de todas, para mim, é Steve Vai. Grande guitarrista, autor de grandes solos e ótimo riff maker. Outro, já citado anteriormente foi Kirk Hammet do Metallica. Algo que percebi nessa lista foi a ausência de guitarristas de heavy metal e de guitarristas solo (como Joe Satriani e Eric Johnson). Sou daqueles que não tem nenhum apreço pelo estilo Heavy Metal, mas me pareceu injusto ignorar alguns expoentes do gênero (salvo raras exceções, como Dimebag Darrell do Pantera)
Algo que sempre discuti com meus amigos foi a eterna dicotomia do que torna um guitarrista grande: a emoção da sua música ou a virtuose, o domínio da técnica? A verdade é que não há um consenso sobre isso. Dou como exemplo uma discussão eterna entre eu e Gilberto: ele consegue enxergar virtudes em Yngwie Malmsteen tocando blues, por exemplo. Pra mim, Malmsteen é a personificação do que há de mais chato, atrasado e petulante na música. A melhor definição que ouvi dele, foi na saudosa Bizz: “...uma máquina de reproduzir notas na velocidade de um fórmula 1.” Enfim, essa é uma discussão para outro post. Em breve postarei um texto sobre o número um da lista.

8 comentários:

  1. Malmsteen tocando Blues? Aguardo o post falando de Hendrix, Lucca Brasi!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito massa, Fernandão. Texto massa, claro, sem muito rebuceteio pra compor as frases, inflar o ego e só complicar a vida do leitor. E o melhor: com o opinião forte e direta. Do estilo que eu gosto. Prefiro escrever assim e me arriscar do que ficar no piloto automatico de muito. Quando eu montar minha revista vc será o editor-chefe hehehehehe.

    ResponderExcluir
  3. Acho que quando se fala em guitarrista, tem de se levar em conta técnica e feeling, mas, acima de tudo, as criações. Algumas podem ser simples e entrar pra história, outras virtuosas demais e ficarem esquecidas...

    Na minha opinião, esse negócio de fazer lista é só pra levantar polêmica mesmo e, consequentemente, dinheiro com a repercussão causada. E ainda acho que os editores deixam alguns grandes nomes de fora pra criar o inferno com alguns dos fãs.

    Espero novos textos, Fernando! Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Minha opinião é exatamente igual a de Guga, texto muito bom, crítico, e direto. Parabéns, e que venham mais textos, Fernando!

    ResponderExcluir
  5. Eita, tema polêmico...agora vai...

    Antes de tudo, já concordando com Elias, essa onda de lista é pra criar polêmica mesmo. Vai repercutir e vai ter muita gente reclamando e outros tantos aprovando. É aquela coisa, 'falem mal, mas falem de mim'. Publicidade negativa ainda assim é publicidade.

    Outra coisa: aonde estão os critérios? Essa lista pretende elencar o que? Os guitarristas de maior sucesso? Os mais habilidosos? Os mais revolucionários? Os mais influentes? Os mais criativos e geniais?
    Se for isso tudo junto, eu discordo. Creio que eles seguiram o primeiro critério, mas não admitiram por medo de represália...

    Tudo bem que você não considera a Billboard relevante (eu também não), mas a Roadie Crew é muito boa e está há mais de dez anos no mercado. E sem o aporte financeiro externo. O "problema" é que ela é mais voltada para Heavy Metal e Hard Rock. Mas também há muitas páginas dedicadas ao rock antigo. A deste mês, por exemplo, tem várias matérias sobre Pink Floyd, incluindo um pôster. Além disso tudo, existem ainda algumas edições especiais lançadas por eles que são chamadas de Classic Series e trazem matérias das décadas de 1980 pra baixo. Muito boas por sinal.

    Como você começou pelo óbvio, eu também vou pelo óbvio. O Top 10 é previsível de dar dó. Aliás, todo ano sai uma lista com os 10 maiores guitarristas e, salvo raras exceções, são quase sempre estes dez mesmo. Para a minha revolta profunda.

    Parece que nunca houve (e, pelo visto, não haverá) ninguém melhor do que estes 10. E isso no mundo todo, não é? Só esse absolutismo já tira o tesão da minha leitura.
    E há graves discordâncias até mesmo neste Top 10. Eddie Van Halen em oitavo? Tô longe, muito longe de ser um fã de Van Halen, mas esse cara tem que ser Top 5 em qualquer lista de guitarristas que se preze.
    Duane Allman é, de fato, um exímio guitarrista. Mas calma lá. Tem muitos abaixo definitivamente melhores tecnicamente, mais criativos, relevantes e influentes.

    Quanto aos absurdos, eu também não gosto de Prince. E, normalmente, não entenderia esta nomeação, mas fui procurar ouvir melhor e até entendo ele estar na lista. Agora não numa posição tão alta. Era pra ficar na rabeira dos 100.

    Kurt Cobain, John Asheton, Thusrton Moore e Steve Jones foram de vomitar. O primeiro eu creio que foi eleito para não enfurecer as "nirvanetes" malas desse mundo. Os outros, puro mainstream.

    Johnny Ramone em 28º? Essa foi pra chorar. Muito. Conheço poucas pessoas no Brasil mais fãs de Ramones do que eu, mas não vamos exagerar. O cara não solava, limitava-se a tocar poucas notas em velocidade e se quiserem encaixá-lo como compositor eu discordo novamente, porque até na sua própria banda ele não era o melhor compositor (Joey e Dee Dee, que não são guitarristas), vencem Johnny fácil neste quesito.

    James Hetfield eu até entendo. Não está em uma posição tão alta. Criou alguns bons solos e é excelente compositor. Kirk pode solar melhor, mas é fraco na base e inexpressivo nas composições. Para piorar, ainda erra solos ao vivo quase incessantemente. Entre os dois, fico com Hetfield, mas ainda acho que Dave Mustaine fica na frente dos dois. Compõe melhor e sola melhor. Além de ser muito mais criativo.

    John Lennon eu não preciso comentar. Entrou por ser Beatle. E só. O jornalismo oba-oba teve que atender (e agradar) à massa.

    Steve Vai, Joe Satriani e John Petrucci de fora é uma situação inexplicável. Os caras são guitar heroes da alta classe, promovem o instrumento mundo afora com o G3, dão aulas (no sentido hiperbólico) e não entraram nessa "lista". Lamentável.

    Sobre Malmsteen, uma reclamação. O cara é mala, egocêntrico, metido a merda e gosta de se exibir tocando na velocidade da luz. Por isso mesmo ficou estigmatizado como um mero malabarista que toca rápido e nada mais. Vamos com calma. Há muito de equivocado nesta afirmação.

    (CONTINUA...)

    ResponderExcluir
  6. (CONTINUANDO...)
    Acho que 90% de sua fama e carreira deve-se à velocidade com a qual toca. Mas ele é muito mais do que isso. Já se reuniu com orquestra e não fez feio. Showzaço. Além disso, toca violão clássico como poucos. Prestem atenção em músicas como Sorrow, Brothers, Seventh Sign, Evil Eye, Far Beyond the Sun e verão que ele é mais do que um mero "velocista".

    Outra grave reclamação: a lista tem que deixar claro que trata-se de guitarristas que alcançaram o sucesso internacional. Afinal, vocês realmente acham que caras como Robertinho do Recife e Pepeu Gomes ficam atrás de Johnny Ramone, Steve Jones e Kurt Cobain? Acho que isso nem se discute.

    Quanto às ausências, tem muitas outras. Colocação injusta, gostaria de destacar uma em especial. O QUE DIABOS MR. RITCHIE BLACKMORE FAZ EM 50º ATRÁS DE TANTO GUITARRISTA MAIS OU MENOS? Como digo, a mídia tende a esquecê-lo. Injustamente!

    Ele é melhor do que 80% desta lista em todos os quesitos que citei no terceiro parágrafo. É por composição? O cara SOMENTE criou o riff de SMOKE ON THE WATER. Sem dúvidas, um dos riffs mais famosos (se não, o mais) do rock pesado em toda a história da música.

    Sem contar com outros riffs famosíssimos, como os de Black Night, Burn e Highway Star, dentre tantos outros.

    É pra solar com feeling, meio 'bluesy'? Ele tem Mistreated, entre outras. É pra solar rápido? Basta ouvir a discografia do genial Rainbow, tipo Kill the King. É pra soar meio 'soul', 'funk'? Ele tem You Can't do it Right, apesar de o próprio não curtir muito o estilo.

    Além de tudo isso, "deu a largada" para a genial mistura entre rock/heavy metal com música clássica. Basta dar uma sacada nas magistrais Stargazer e Gates of Babylon (ambas do Rainbow) para atestar. É pra soar barroco/renascentista? Basta ouvir o que ele faz hoje no Blackmore's Night ou ouvir as músicas Rainbow Eyes e Temple of the King, ambas do Rainbow.

    Neste quesitos acima citados, ele foi revolucionário e genial. Além de também ser produtivo, pois foram quatro décadas de atividade permanente, sem decair a qualidade. Influência? Para milhões de guitarristas de rock pesado, Hard Rock e Heavy Metal. Um precursor. Um gênio.

    Porém, bastante temperamental. Para piorar, recluso. Acho que isso o prejudicou na lista.

    Mas tudo bem, a lista foi feita pela Rolling Stone, a mesma revista que escolheu uma música de Britney Spears como a melhor de 2011. Só isso dispensa comentários...

    Para não dizer que fiquei em cima do muro, eis o meu Top 10:
    1 - Ritchie Blackmore
    2 - Randy Rhoads
    3 - Jimmy Page
    4 - Eddie Van Halen
    5 - Uli Jon Roth (outro a investir pesado na mistura rock/música clássica)
    6 - Jimi Hendrix
    7 - Santana
    8 - Eric Clapton
    9 - Gary Moore
    10 - Syu (Galneryus)

    Essa lista foi baseada em todos os critérios que citei, exceto o sucesso no meio musical.

    SUGESTÃO: Coloca o Top 100 da Rolling Stone no post e aproveita e manda o teu top 10 também.

    Grande abraço, xará.

    ResponderExcluir
  7. Porra,Bicho! Suas observações foram bastante pertinentes. Vou ver se consigo a lista toda no site e certamente vou elaborar um Top 10 meu. Abração, meu velho!
    Nai,Obrigado mesmo querida!
    Elias, lista é pra isso mesmo! Arretar o juízo de uns e provocar discussão. Mas qual seria a graça se todo mundo concordasse? Abração, meu velho!

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a discussão Fernandão! Realmente essa galera não curte heavy metal. Uma perguntinha: cadê a lista? Como contribuição segue:

    http://www.rollingstone.com/music/lists/100-greatest-guitarists-of-all-time-19691231/jimi-hendrix-19691231

    Meu top 11 (não consegui deixar só 10):
    1 - Hendrix
    2 - Steve vai
    3 - Stevie Ray Vaughan
    4 - Joe Satriani
    5 - Dave Mustaine
    6 - Eric Johnson
    7 - Eric Clapton
    8 - Matthew Bellamy
    9 - Slash
    10 - Brian May
    11 - Zakk Wylde

    Obviamente não são os melhores de todos os tempos. São os melhores pra mim. Acho que é aí que se encontra toda a polêmica de listas. Se você continuar, uma hora eu vou colocar Digão, esse mesmo, dos Raimundos. Sei que no cenário musical mundial ele vale tanto quanto eu pra música. Mas, pra mim, esse cara foi importante pra caralho.
    Por último, parabéns ao quarteto pela iniciativa! Aguardo mais posts!

    ResponderExcluir